Menu

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Entrevista Joatan Gomes Parte I

Ícone  da pagina (EAV) e seu criador Joatan Gomes
Hoje estaremos fazendo algo muito diferente, o blog estréia uma série de entrevistas, com pessoas que tiveram ideias inovadoras, ou donos de uma criatividade admirável e obtivera exito no que fizeram. Foi assim, que conversei com Joatan, ao qual tenho muito respeito e considero um grande colega, dedicado na área da musica teve uma ideia diferente até então pouco explorada no Brasil, analisar de forma cirúrgica a vocal de vários cantores, expondo diante de todos através de seu Blog e seu canal no YouTube toda a extensão vocal desses cantores, tornou-se um fenômeno da internet, com milhões de acessos, ficando em evidencia no meio de alguns artistas contemporâneos aos quais assistiram seus respectivos videos e fizeram compartilhações e comentários.
Resumida a trajetória dele até aqui, vamos dar inicio a entrevista:

1- Joatan, como surgiu a ideia de fazer vídeos de extensão vocal (vocal range) dos cantores evangélicos brasileiros? Eu via os vídeos dos americanos e tinha muita curiosidade em saber a extensão vocal dos cantores os quais eu gostava e conhecia, que no caso, eram os evangélicos; mas procurava informações e vídeos e não achava nada. Daí, busquei um programa com o qual eu pudesse identificar as notas e descobrir a extensão vocal dos cantores. Não tinha a menor ideia, nem vontade de fazer vídeos pra por no YouTube, mas aconteceu por acaso, começou a ter bastante acesso e faço até hoje (no caso, quase 6-7 anos).
2- Quais foram os primeiros vídeos? E qual o mais acessado? O primeiro foi o da Aline Barros (muito mal feito e medido, por sinal), tenho ele salvo até hoje, de recordação. O mais acessado que me lembro é um sobre vozes masculinas e notas incríveis, com mais de 300 mil visualizações.
3- Na sua opinião, qual o maior cantor ou cantora gospel do Brasil? Acho que não podemos limitar a Música a uma voz.
4- Dentro deste que você considerou, cite um top cinco no Brasil. Não faça isso comigo (risos). Prefiro pular essa. Brincando... pelo conjunto da obra: dos homens, temos: Leonardo Gonçalves, Mauro Henrique, não necessariamente nessa sequência e não necessariamente quer dizer que eu goste do artista ou o ouça, mas sei separar as coisas. Aí citei os que estão em evidência, na atualidade, se fosse levar pelo contexto geral, colocaria Álvaro Tito, Sérgio Lopes, Mattos Nascimento. Tá vendo? Não dá pra criar um top 5 (risos). Das mulheres, temos Cristina Mel, Jeanne Mascarenhas e por aí vai. Reforço que não existe isso de limitar a Música a uma quantidade específica de cantores “mais tops”. Mas os que citei são ótimos, estão em evidência, etc.
 5- Existe diferença entre a Música gospel como produto e a Música secular, em sua opinião? Ambas são produtos, na atualidade. Embora a Música Cristã, musicalmente falando, ainda esteja “em melhor situação” que a secular, no nosso país, ela perdeu muito sua essência. Assim como muitos do meio secular estão mais preocupados em fazer dinheiro com músicas desqualificadas que agregar algum valor cultural às pessoas (o que é culpa delas também, pois a grande maioria dá valor a “lixos musicais”), a música cristã, que era pra ser referência e falar do amor de Deus, também tem entrado nesse caminho do “ele quer ouvir besteira, darei isto a ele”, pois há muita heresia sendo cantada hoje. Muita mesmo. É claro que há sempre exceções.
6- Em termo de unção e poder de Deus, em sua opinião, qual o povo mais se apega? Não sei.
7- Ao ouvir um cd gospel hoje, você diria que é um mercado ou realmente há preocupação com almas? Pra mim, a preocupação principal de hoje é o bolso das gravadoras e cantores. Me desculpe a sinceridade. Cabe a Deus julgar, mas quando vejo “estrelismos e idolatria gospel”, só penso nisso. Novamente reforço que há exceções, há cantores comprometidos de verdade com a obra de Deus.
8- Sobre as atuais gravadoras que têm cantores gospel, qual seria a melhor equipada, em sua opinião? Rapaz, nesse ponto não sei te responder, mas creio que seja a MK Publicitá. Contudo, não faço a menor ideia.
9- Qual a sua intenção ao fazer estes vídeos de extensão vocal? Entretenimento para os musicistas “doidos”, que nem eu. Estava tentando postar mensagens cristãs nos finais dos vídeos de cantores cristãos, há um tempo, mas não pude deixá-las (alguns ainda devem ter - os mais velhos), por motivos de força maior.
10- Você tem alguma história engraçada para contar a respeito destes vídeos? Várias. Mas não lembro de nenhuma agora, acredita? (risos)
11- Você também estuda Música? Pretende seguir de algum modo carreira? Sou bastante autodidata, estudo sim, mas pretendo ir a uma escola de música, algo do tipo, me aperfeiçoar, com toda certeza, especialmente na parte prática. Quanto a seguir a carreira, só Deus sabe, no momento, não penso nisso, mas já quis muito, mas não sei se é o que Deus quer pra mim.
12- Você conhece algum destes cantores os quais faz os vídeos ou já recebeu agradecimento da parte deles? Dos cantores que tive algum tipo de contato (nenhum pessoalmente, só pela internet), a única que tive uma conversa mais longa foi a Elaine de Jesus, que até me seguiu no meu “finado” Twitter. Alguém viu o vídeo que fiz da voz dela e mandou pelo Twitter, ela me fez várias perguntas, agradeceu, foi bem legal, ela é muito simpática. Fora ela, falei rapidamente com Bruna Rocha, Elihana Elias (ex-calouras do Jovens Talentos do Raul Gil). O cantor Guilherme de Sá, da banda Rosa de Saron também compartilhou no Twitter dele um vídeo que fiz da voz dele (preciso até refazê-lo, pois há muitos erros, foi na época que comecei). Ah, também falei com a Michely Manuely e falaram (esse não sei se foi verdade) que o Jotta A compartilhou também um vídeo dele. Zé Ramalho, Daniela Araújo, Raquel Mello, Leonardo Gonçalves e Paulo César Baruk já comentaram, curtiram e compartilharam conteúdo da minha página no Facebook. Nina Hagen, cantora alemã, compartilhou na página oficial do Facebook dela o meu vídeo. Esses são os que eu lembro, no momento.
13- Qual o seus cantores preferidos e por quê? Rapaz, eu conheço tantos cantores. Não gosto de escolher um específico.
14- Qual a importância da Música gospel na sua vida? Não sei falar sem parecer clichê (risos). A “Música”, de uma forma geral é, além de um hobby, entretenimento, algo maior que não sei definir verbalmente, um presente de Deus para expressarmos nossos sentimentos. Muito clichê e “paia”, mas foi o que me veio à mente.
15- Quais redes sociais surgiram primeiro? YouTube, Blog? O canal no YouTube foi o primeiro meio de expor minhas “pesquisas musicais”. O blog veio depois, porque gosto muito de escrever. Daí veio a página do Facebook pra divulgar o blog mesmo e uns vídeos, mas hoje ganhou muita dinamicidade e um trabalho próprio.
16- Hoje você tem conhecimento de outro canal que faz este mesmo trabalho? Pois já notei que foi plagiado por vários. Aqueles que já me plagiaram não são canais sérios de “extensão vocal”, são só canais de algum fã do artistas ou coisa do tipo, mas sempre consegui que tirassem, graças a Deus. Mas hoje em dia há outros canais que fazem, sim, vídeos de extensão vocal de cantores gospel, mas fico feliz por meu canal ter sido o precursor e continuar sendo o número um do Brasil. Muitos pegaram “carona” nele, querendo ou não, pois ninguém desenvolvia tal trabalho antes.

E se você pensou que a entrevista termina aqui, sexta-feira que vem, teremos a parte final desta entrevista, desde já quero agradecer Joatan, pela atenção e paciência que teve, em prontamente responder as perguntas, Para quem quiser conhecer um pouco mais do trabalho dele nas redes sociais acessem através dos links abaixo:
►► BLOG ANALISE E EXTENSÃO VOCAL
►► FACEBOOK
►► TWITTER
►► BANCO DE DADOS VOCAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário